top of page

Secretaria de Missões AD Belém Japão

mapa hokkaido.png

hokkaido

População  5,281,297 habitantes

Área total  83,423,84 km²

Densidade 62,4 hab/km2

Cidades e vilarejos  144 

Cidades ou vilarejos sem nenhuma igreja 87

Churches 403

Proporção Igreja/População  1:13,105 

Número de cristãos de 361 igrejas: 11,527

Missionários: 85

 Proporção Missionário/População  1:62,133

A Prefeitura

 

Hokkaido é a maior de todas as províncias. A ilha tem muitos planaltos vulcânicos e

as florestas prosperam nas encostas das montanhas. Hokkaido lidera ou está nos escalões superiores de todos as prefeituras na maioria dos aspectos da agricultura,

silvicultura, pesca e mineração. Nos últimos anos, devido à revolução energética e à mudança e necessidades industriais, Hokkaido tem enfrentado uma desaceleração da economia.

 

O grupo étnico Ainu em Hokkaido, conhecido no Japão antigo como o Ezo, acredita-se que  foram localizados em todas as ilhas do Japão durante a Era Jomon. Eles também compartilham a mesma ascendência dos japoneses. E na Era Kamakura, muitos japoneses migraram para Hokkaido.

 

Em muitos aspectos, Hokkaido é um lugar fértil para o evangelho. Em contraste com o resto do Japão, a cultura não está ligada a um longo conservadorismo da  história. Por outro lado, a forte influência do passado do xintoísmo nacionalista é sentido através do Santuário de Hokkaido. O renascimento do Xintoísmo e festivais podem ser vistos em toda a ilha.

  Em 1861 um padre ortodoxo russo Nicolai desembarcou em Hakodate. O Cristianismo ainda era proibido no Japão, então ele passou seu tempo estudando

o país. Tóquio era o centro do seu ministério, mas o trabalho também se expandiu para Hokkaido.

 

A obra protestante começou em Hokkaido em janeiro de 1874, quando M. Harris, um americano e Missionário metodista e W. Denning, um Missionário britânico, chegou a Hakodate. Naquele ano, duas pessoas  foram batizadas, e depois um adicional de mais duas pessoas em 1876, formando a Igreja Hakodate.

 

O trabalho do Dr. William Clark começando em 1876 também tem sido uma influência cristã significativa em Hokkaido. Seu conhecido lema, “Meninos, sejam

ambiciosos por Cristo!” inspirou um grande  número de jovens. Graças a muitos

missionários estrangeiros do pós-guerra, foi estabelecida uma base sólida para o evangelho.

 

Direcionamento de oração:

 

1 Ore pelas igrejas sem pastores, e aqueles que enfrentam dificuldades por causa dos severos invernos, declínio populacional e uma economia em dificuldades. Ore também pelos 85 missionários em Hokkaido.

 

2 Ore para que o evangelho se espalhe pelas áreas remotas através das transmissões de TV da LifeLine (sábado, 5h00) e do ministério de rádio da Luz do Mundo (Dom. 6h20).

 

3 Lembre-se dos vários ministérios de acampamento para que Deus os use efetivamente. Hokkaido Centro Cristão, Acampamento Bíblico Hidaka e outros.

 

4 Existem cinco escolas protestantes aqui com cerca de 11.500 alunos e mais de 6.000 crianças em 61 jardins de infância e dez creches escolas. Ore para que o evangelho seja sentido nestas escolas. Peça a bênção de Deus sobre Hokkaido

Instituto Bíblico com sete alunos e CFNJ Escola Bíblica com 35 alunos.

 

5 Vários hospitais cristãos maiores em Sapporo, juntamente com os ministérios sociais, procuram representar Jesus aqui. Ore para que cada membro da equipe sinta a presença de Deus hoje.

 

6 Ore para que as igrejas sejam implantadas em muitas áreas carentes. Akabira e Utashinai são cidades sem igrejas. Suas populações têm diminuído por causa do fechamento do carvão minas. Das cinco cidades com apenas uma igreja, Noboribetsu e Hokuto são especialmente necessitados com uma população de cerca de 50.000 habitantes. Entre as 144 cidades e aldeias, 84 não têm igrejas. Cinco cidades adicionais têm populações de mais de 20.000, mas fazem parte de fusões com cidades próximas; o maior deles é Otofuke com 45.208 e Kamiiso com 35.777.

Fonte: Operação Japão

image.png
Povo indígena Ainu
image.png
Capital: Sapporo
image.png
bottom of page