在日アッセンブレイア・デ・デウス・ベレン ・キリスト教会
Pastor Presidente: Gessival Rui Freitas Barbosa
Registrada na JAG sob o número BR-1
Data de Fundação
Dia 7 de Abril de 1991

Libéria
A Libéria, oficialmente República da Libéria, é uma república presidencialista localizada na África Ocidental. Faz fronteira ao norte com a Serra Leoa e Guiné, a leste com a Costa do Marfim e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. Wikipédia
Capital: Monróvia
Idioma oficial: Inglês
Presidente: Joseph Boakai
Continente: África
Moeda: Dólar liberiano
Área: 111 400 km²
Fundação: 7 de janeiro de 1822
A Libéria, localizada na costa da África Ocidental, é a república mais antiga do continente e foi fundada por afro-americanos libertos no século XIX. A nação tem uma história complexa, com heranças africanas tradicionais e influências dos Estados Unidos.
História e cultura
-
Fundação por escravos libertos: A Sociedade Americana de Colonização adquiriu terras para repatriar ex-escravos e negros livres dos EUA e do Caribe, fundando a colónia em 1822. O nome "Libéria" significa "Terra dos Livres".
-
Identidade americo-liberiana: Os colonos desenvolveram uma identidade cultural americo-liberiana, mas mantiveram o poder social e político até ao golpe de estado de 1980.
-
Diversidade étnica: Embora a Libéria tenha sido fundada por ex-escravos americanos, a população é majoritariamente composta por 16 grupos étnicos indígenas, como os Kpelle, Bassa e Grebo.
-
Guerra civil: O país foi devastado por duas guerras civis (1989-1997 e 1998-2003) que mataram cerca de 250.000 pessoas e arruinaram a economia. O país tem mantido a estabilidade desde as eleições democráticas de 2005.
-
Influência americana: A influência dos EUA ainda é visível em vários aspetos, desde a bandeira (inspirada na americana) até ao uso generalizado do dólar americano.
-
Gastronomia e arte: A culinária liberiana inclui pratos como sopa de manteiga de palma e arroz jollof. O país também é conhecido pela arte e artesanato, incluindo máscaras, esculturas em madeira e tecelagem.
Geografia e economia
-
Localização e clima: Situada na costa ocidental da África, a Libéria tem um clima equatorial, com florestas tropicais, planícies costeiras e montanhas baixas.
-
Recursos naturais: O país é rico em recursos naturais, como minerais (minério de ferro, diamantes e ouro), borracha, madeira e florestas tropicais.
-
Economia frágil: Apesar dos vastos recursos, a Libéria é uma nação de baixo rendimento, que depende muito da ajuda externa e remessas financeiras. A extração de matérias-primas e a corrupção são desafios persistentes.
Locais de interesse
-
Monróvia: A capital e maior cidade, foi batizada em homenagem ao presidente americano James Monroe. Pontos de referência históricos incluem a Ilha da Providência, onde os primeiros colonos se instalaram, e o Museu Nacional da Libéria.
-
Parque Nacional Sapo: A primeira área de conservação do país, é um ponto de acesso para ecoturismo, com hipopótamos-pigmeus, elefantes da floresta e centenas de espécies de aves.
-
Robertsport: Uma vila piscatória conhecida pelas suas praias e ondas, que atraem surfistas de todo o mundo.
RELIGIÕES:
A maioria da população da Libéria é cristã, sendo o protestantismo a denominação predominante. O país é um estado secular, e sua constituição garante a liberdade de religião, com a sociedade geralmente demonstrando tolerância entre os diferentes grupos religiosos.
De acordo com o Censo Nacional de População e Habitação de 2022, as afiliações religiosas na Libéria são as seguintes:
-
Cristianismo: 84,9% (incluindo várias denominações protestantes e católicas).
-
Islã: 12,0%.
-
Sem religião: 2,6%.
-
Religiões tradicionais indígenas: 0,5%.
-
Outros grupos religiosos: Menos de 0,1% (incluindo Bahá'ís, Budistas, Hindus, Judeus e Sikhs).
As crenças e práticas religiosas tradicionais indígenas são também generalizadas e, muitas vezes, integradas na vida religiosa das pessoas, mesmo entre aquelas que se identificam formalmente como cristãs ou muçulmanas.


