Lituânia

País na Europa

Descrição

A Lituânia é um país e é o estado báltico (antigo bloco soviético de nações na divisa com Polônia, Letônia e Belarus) localizado mais ao sul da Europa. A capital, Vilnius, próxima da fronteira com Belarus, é conhecida pela sua cidade antiga medieval. Ela também apresenta as arquiteturas gótica, renascentista e barroca e uma catedral do século XVIII construída no território de um templo pagão. A Torre de Gediminas, no alto de uma colina, é um símbolo da cidade e da nação e oferece vistas panorâmicas.

CapitalVilnius

PresidenteGitanas Nausėda

População: 2,794 milhões (2019)

Moeda: euro

Idioma oficial: Língua lituana


A República da Lituânia

 

É uma das três repúblicas bálticas (que pertenceram à antiga União Soviética). Sua capital é a cidade de Vilnius, no leste do país. É um dos países-membros da União Europeia (UE).    

É atualmente um país desenvolvido, possuindo bons indicadores sociais, refletindo no fato do país possuir o 35.° mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),  e o 41° maior PIB PPC per capita entre os países do mundo segundo dados do Banco Mundial.  

Uma das principais curiosidades da Lituânia, é que o país passou por muitas guerras e ocupações em seu território ao longo da história. Como o país nem sempre foi independente, as duas ocasiões em que isso aconteceu são celebradas por todo o país. A primeira delas acontece em 16 de fevereiro, quando o país se tornou independente do Império Alemão em 1918, após a l Guerra Mundial. A segunda é, na verdade, a comemoração da restauração da independência ocorrida em 11 de março de  1990, quando este país conseguiria retomar a sua independência contra o domínio da antiga União Soviética, que esteve à frente do país por 50 anos.

O lituano pertence ao grupo dos idiomas chamados de Indo-europeus, que seria a mãe de todos os idiomas falados na atualidade. Uma curiosidade da Lituânia é que a maior palavra do idioma é nebeprisikiškiakopūsteliaujantiesiems que tem 37 letras e cujo significado seria: um grupo de pessoas que costumavam ir para a floresta para colher grama, mas que não estão mais fazendo isso.

RELIGIÃO

Podemos encontrar uma grande quantidade de igrejas por todo o país.  Somente o centro velho da capital da Lituânia, Vilnius, possui mais de 30 igrejas.  As vezes, na mesma quadra, você tem 3 igrejas juntas. E quem vê essa quantidade enorme de igrejas não imagina que a Lituânia foi o último país pagão da Europa. Que durou até o final do século XIV, início do século XV. E o país ainda mantém muitas tradições relacionadas a essa época, como as diversas esculturas de madeira de deuses pagãos que ainda podem ser encontradas.

A grande maioria da população da Lituânia segue o Cristianismo, sendo esta crença partilhada por 85% dos lituanos.   A grande parte da população Cristã pratica o catolicismo (79%), seguida pela Igreja Ortodoxa Russa (4,1%) e o protestantismo (1,9%). Os lituanos que se dizem não religiosos são 9,5% e a crença de 5,5% da população é desconhecida. Há também comunidades judai-cas e islâmicas na Lituânia.

O protestantismo declinou com o remoção da população alemã, e hoje é representado principalmente por lituanos étnicos em todas as partes do norte e oeste do país, bem como em grandes áreas urbanas. Os crentes e o clero sofreram muito durante a ocupação soviética, com muitos mortos, torturados ou deportados para a Sibéria.  As recém chegando igrejas evangélicas estabeleceram missões na Lituânia desde 1990. 

Este país também necessita de nossas orações!!!